17 dicas para não cair em golpes na compra e venda de veículos

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 10/02/2022

 

17 dicas para não cair em golpes na compra e venda de veículos

A compra e venda de veículos tem sido um ótimo meio para vigaristas aplicarem golpes, por isso todo cuidado é pouco. E essa precaução deve ser tomada não só por quem quer comprar, mas também por quem tem a intenção de vender o carro.

Para evitar ser vítima de golpes na compra e venda de veículos, preparamos uma lista com 17 dicas para ambas as situações. Confira!

 

1. Analise o crédito do possível comprador

Se você tem planos de vender seu veículo, analise se a pessoa que vai assumir o compromisso realmente conseguirá pagar o financiamento.

Para isso, a dica é solicitar o extrato bancário ou a Declaração do Imposto de Renda, assim saberá quanto ela ganha mensalmente. Em posse de informação, confira se o valor da parcela do financiamento é menor do que 30% do salário. Além disso, se possível, verifique também o score de crédito para avaliar se ele é realmente um bom comprador.

 

2. Entregue o veículo apenas quando já estiver com o valor em sua conta 

Como vários golpes na compra e venda de veículos podem ser aplicados até o valor ser compensado, não transfira o documento do carro e nem mesmo entregue o veículo ao novo dono antes que o valor caia na sua conta.

 

3. Evite fechar negócio recebendo cheques

Cheques podem ser sustados facilmente, golpistas também podem falsificá-los. Então não aceite esse tipo de pagamento pelo seu carro.

 

4. Opte pelo parcelamento somente no cartão de crédito 

Não aceite contrato sem reconhecimento em cartório, mesmo com conhecidos, pois o comprador pode parar de pagar a qualquer momento e você sairá no prejuízo.

Se for parcelar o pagamento do carro, opte pelo cartão de crédito. Vale até pensar na ideia de adquirir uma maquininha de cartões, já que você receberá o valor integral de uma só vez. Assim não haverá riscos.

 

5. Tome cuidado ao aceitar trocas 

Geralmente, trocas vantajosas demais, denunciam algum golpe. Exija os comprovantes de todos os bens envolvidos na troca e analise com cuidado a situação para não ser passado para trás.

 

6. Certifique-se de que a concessionária é idônea 

Em alguns golpes na compra e venda de veículos, o vigarista costuma apresentar uma concessionária falsa como se fosse o proprietário, depois que você deixa o seu veículo, o golpista some e você dificilmente encontra o carro novamente.

 

Receba novidades em seu email

 

7. Prefira encontrar o possível comprador em um local movimentado

Ao vender um carro, é normal que o comprador queira vê-lo. Nesse caso, marque em um local público, assim você não corre o risco de ser assaltado e fica mais seguro.

 

8. Não se esqueça de preencher o CRV e levar ao Detran 

Sem o preenchimento do CRV e registro no Detran, o antigo dono ainda pode ser considerado o proprietário do automóvel. Desse modo o comprador pode acumular multas e a dívida recai sobre você, por isso não deixe de fazer esse processo e se precaver.

Para saber mais, leia o artigo O que é e como solicitar CRV?

 

9. Cuidado com a clonagem de seu anúncio 

Dentre os golpes na compra e venda de veículos existe a versão na qual golpistas procuram anúncios para clonar, copiando imagens e informações para criar um novo anúncio, com valor menor e outras informações de contato. Para isso, ele entra em contato com o vendedor se passando por um comprador muito interessado em fechar negócio e solicita todas as informações.

Dessa forma, o golpista consegue fazer duas vítimas: para o comprador ele se passa por vendedor, e para o vendedor ele se finge de comprador. No fim, ele fica com o dinheiro e quem vendeu o carro fica sem receber.

Para evitar isso, a dica é utilizar marca d’água nas imagens dos anúncios e acompanhar outros anúncios que sejam semelhantes na plataforma.

 

10. Certifique-se de que o vendedor seja real

Agora, quando você está à procura de um veículo para comprar, principalmente pela internet,  outros tipos de precauções devem ser tomadas.

Antes de mais nada, investigue o vendedor. Solicite os dados e verifique se são reais, confira também se há avaliações positivas. Outras informações de redes sociais também podem ser usadas para confirmar que realmente trata-se de uma pessoa real e não um perfil fake.

 

11. Feche negócio apenas se o site  for confiável

Para garantir a idoneidade do site, pesquise em órgãos como Procon e no Reclame Aqui

Confira também quais são os meios de proteção em relação à transação. Alguns sites possuem um sistema no qual o dinheiro do comprador fica retido até que seja feita a transferência do veículo e outras questões burocráticas sejam resolvidas, assegurando que a negociação seja contra golpes.

 

12. Analise detalhes do veículo para evitar golpes na compra e venda de veículos

Olhe com atenção as fotos do veículo, principalmente se for usado ou seminovo. Também vale pedir ao vendedor imagens de alta resolução, assim você confere melhor cada detalhe. Outra dica é buscar uma plataforma que exibe o histórico do carro, apresentando informações como transferências, sinistros e outros detalhes importantes.

 

Artigos Relacionados

 

13. Faça um test drive

Marque um test drive para avaliar informações que não podem ser observadas apenas por imagens, como barulho estranho no motor, engasgos e também detalhes da carroceria do carro. É fundamental tatear o veículo e dar leves batidas para checar se o som é constante e semelhante em todas as partes.

Durante o teste, repare se o carro está em boas condições e se todos os equipamentos funcionam adequadamente. Confira se os pedais e setas de direção apresentam problemas e se em termos de comodidade, o veículo também atende ao que você deseja.

 

14. Leve a um mecânico de confiança

Outra dica é contratar um mecânico de sua confiança para auxiliar na realização de uma vistoria. Marque local e horário com o vendedor e faça essa inspeção, e se notar possíveis problemas você pode evitar fechar o negócio ou até mesmo pedir descontos, já que será necessário reparar os defeitos.

 

15. Verifique os documentos do veículo

Antes de concluir a compra, peça a documentação do carro para conferir se há pendências. Licenciamento, IPVA atrasado e multas podem ser verificados no Detran.

Consulte também o RENAVAM para verificar se o carro está com documentação atrasada ou em alienação fiduciária. Leia também Para que serve o RENAVAM?

Constate se ele foi penhorado em uma dívida e se existe alguma restrição judicial.

 

16. Guarde comprovantes

Guarde todos os documentos relacionados ao processo de compra, como mensagens por WhatsApp, e-mails, recibos e comprovantes de depósitos e transferências, assim como cópias da documentação. 

Dessa maneira, você pode se proteger de multas e outros problemas que não são seus. Tenha versões autenticadas para levar ao Detran, reconheça a firma e preencha o Cadastro de Registro (CRV) ao registrar possíveis garantias dadas pelo vendedor.

 

17. Fique atento se o valor estiver abaixo do mercado

A maioria dos golpes possui algo em comum: valores muito abaixo do mercado.

Por isso, a principal dica é desconfiar de valores muito atrativos.

Uma sugestão para evitar golpes na compra e venda de veículos é consultar a tabela Fipe e a tabela Molicar e pesquisar o preço em sites também, assim você fica por dentro da média.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre golpes na compra e venda de veículos? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments