11 golpes na compra de carros pela internet

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 03/02/2022

 

11 golpes na compra de carros pela internet

Comprar um veículo seminovo ou usado é uma boa alternativa para economizar, porém é preciso ter o dobro de cuidado para não cair em golpes, principalmente na compra de carros pela internet, prática cada vez mais comum atualmente. Veja a seguir quais são as fraudes mais comuns e como se precaver desses riscos do mercado.

 

1. Sinal para garantir o negócio na compra de carros pela internet

Normalmente, golpistas divulgam veículos com valor muito abaixo do mercado pela internet para atrair o interesse de compradores e costumam pedir um sinal justificando que há outro comprador interessado. Para isso, passam a conta-corrente de um terceiro para que o depósito seja feito. 

Esse é um golpe muito comum e, para evitá-lo, nunca efetue o pagamento – muito menos em contas de terceiros – antes de checar o veículo.

 

2. Utilização de fachadas falsas de concessionárias

Outro tipo de golpe muito comum é com a utilização de fachadas falsas de lojas.

Esses indivíduos tiram fotos de concessionárias e alteram o telefone da placa através de programas de edição de imagem. Assim, quando a vítima liga, estes se passam por profissionais e pedem um sinal ou pagamento integral. Somente quando o comprador vai buscar o carro ou vê-lo na loja, é que se dá conta de que foi enganado.

Para evitar esse tipo de golpe na compra de carros pela internet, é necessário averiguar as informações no site oficial da concessionária ou procurar a imagem da empresa pelo Google Maps e checar os números.

 

3. Carro de leilão

É bastante comum encontrarmos veículos que foram apreendidos por autoridades, pelos mais diversos motivos, e que vão a leilão com valores bem vantajosos.

Nesses casos, golpistas podem conseguir acesso aos pátios onde esses veículos estão e levar o cliente até eles. A partir daí, solicitam o pagamento do veículo e fazem mais uma vítima.

 

Receba novidades em seu email

 

4. Consórcios já contemplados

Os golpistas oferecem a venda de consórcios contemplados, que podem ser adquiridos por interessados mediante o pagamento de uma comissão ou taxa de transferência.

Eles, inclusive, mostram documentos para comprovar que já houve sorteio e o carro está prestes a ser liberado.

Ao receberem a transferência, os golpistas desaparecem e a vítima nunca recebe o veículo.

 

5. Veículo em consignação

Esse golpe é feito por lojas de automóveis falsas que procuram anúncios de venda e entram em contato com o dono, convencendo-o a deixar seu carro em consignação, dizendo que podem tornar a venda mais rápida e vantajosa.  

Podem aplicar três tipos de golpes:

  • Pegam documentos e dão entrada em financiamentos, alienando o bem. Aí, informam que o crédito não foi aprovado e embolsam o dinheiro.
  • Vendem o veículo e não o transferem ao novo comprador e também ficam com o dinheiro, dizendo que o carro foi roubado da loja. Leia também Qual a importância em se fazer a transferência de veículo?
  • Vendem o veículo, falsificando os documentos e usando falsa procuração de venda. Desaparecem ou dizem que o carro foi roubado.

 

6. Veículo NP (não pago) 

Veículo NP é quando ele foi financiado e suas prestações não foram pagas pelo proprietário, seja por falta de condições ou qualquer outro motivo.

Nesse tipo de golpe, pode haver, inclusive, a participação de funcionários de concessionárias. O carro é financiado em nome de laranjas e anunciado por um valor abaixo do preço de mercado, pois como o financiamento nunca vai ser pago, qualquer quantia recebida será lucro para os golpistas.

Entretanto, apesar de poder circular normalmente, o veículo nunca poderá ser transferido legalmente para a vítima.

 

7. Prêmio de título de capitalização

Muito aplicado nas ruas, nesse golpe, uma pessoa de aparência humilde aborda a vítima dizendo que ganhou o veículo num sorteio, mas não tem interesse em ficar com o prêmio.

Alegando que precisa voltar para sua cidade ou tratar algum problema de saúde, propõe vender o bilhete que possui por um preço muito abaixo. Desta forma, ludibria a vítima com a encenação e convence a sacar o dinheiro e entregar ao golpista por livre e espontânea vontade.

 

Artigos Relacionados

 

8. Aviso por SMS ou ligação

Seja por sms ou ligação, a vítima recebe o aviso de que ganhou um carro. Esse golpe é muito  aplicado por presidiários que, normalmente, entram em contato para anunciar o prêmio.

Mas durante a conversa ou mensagem utilizam muitas gírias e português vulgar e ainda pedem que o suposto ganhador compre altos valores em créditos para celular (que são usados para os golpes dentro das penitenciárias).

 

9. Funcionário de montadora 

Nesse tipo de golpe, os bandidos dizem que possuem um familiar que é funcionário de uma montadora e que, por isso, consegue um valor melhor.

Quando a vítima entra em contato com esse “profissional” é levada a dar um sinal para assegurar o carro com desconto na fabricante. Entretanto, especialistas alertam que a possibilidade de alguém vender um carro zero com preço abaixo da concessionária é bastante improvável.

 

10. “Clonagem” de celular

Nesse golpe, os bandidos costumam se aproveitar de uma operação real, invadindo o celular do vendedor para acompanhar a negociação.

No momento em que o negócio está sendo fechado, o golpista assume o controle da conversa, bloqueando o acesso do proprietário real do automóvel e passando informações falsas para pagamento.

 

11. Veículo de locadora

O bandido aluga um carro por um período, cria um documento falso com ajuda de outro integrante da quadrilha (despachante clandestino) e anuncia o carro na internet. O comprador interessado verifica o documento em nome do vendedor e realiza o pagamento ao fechar negócio.

Somente quando chega o vencimento do contrato é que o golpe será percebido, já que a locadora vai bloquear o automóvel e entrar na justiça. Por isso, o recomendado é procurar o histórico do veículo.

 

10 dicas para evitar golpes na compra de carros pela internet

A atenção precisa ser redobrada, por isso consulte as informações do veículo, busque as melhores condições, analise as propostas antes de fechar negociação e compare os valores com a tabela FIPE.

Veja algumas dicas:

  1. Evite negociações com terceiros;
  2. Tenha certeza de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo;
  3. Consulte o RENAVAM para conferir se o veículo possui alguma pendência, como multas e cobranças. leia também Para que serve o RENAVAM?;
  4. Desconfie se o  vendedor não quiser compartilhar os dados do veículo;
  5. Não faça depósito antecipado antes de ver o veículo de perto. Verifique se ele está em boas condições e com todos os acessórios informados no anúncio;
  6. Se o vendedor ficar impaciente ou nervoso, desconfie. Tire todas as dúvidas que quiser sobre o veículo;
  7. Se o veículo estiver em perfeitas condições e valor muito abaixo do normal, também é motivo para desconfiar que se trata de um golpe;
  8. Tenha cuidado se você entrou em contato com o vendedor através de um anúncio e ele disser que ganhou o veículo em um sorteio ou promoção, ou que conseguiu um preço melhor pois trabalha em montadoras;
  9. Antes de realizar o pagamento, faça uma revisão com um mecânico de confiança;
  10. Tenha cuidado com anúncios que informam frete grátis para entrega.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre golpes na compra de carros pela internet? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments