9 passos essenciais para financiar um veículo utilitário sem erro

Por divelp em Veículos Utilitários, Dicas sobre veículos - 19/11/2020

 

9 passos essenciais para financiar um veículo utilitário sem erro

Já mostramos anteriormente  como funciona o financiamento de utilitário, quais são os tipos de financiamento disponíveis no mercado brasileiro, quais pontos considerar na hora de se decidir e, inclusive, quais as taxas você paga além do valor estipulado nas parcelas. Se esse é o momento de financiar um veículo utilitário, como você tanto deseja, aqui vão mais algumas dicas essenciais.

Financiar um carro é uma tarefa que demanda planejamento, especialmente o financeiro. Isso porque, mesmo que inicialmente pareça estar tudo certo, cabendo aparentemente no orçamento, geralmente esses contratos duram certo tempo, e é interessante estar prevenido. Confira 9 passos essenciais para financiar um veículo utilitário sem erro.

 

1. Analise as suas finanças

Antes de comprometer sua renda com parcelamentos, verifique para que o valor da parcela não tome uma parte muito grande do seu orçamento mensal, uma vez que você estará, de certa forma, preso a essas parcelas por vários meses (em alguns casos até anos). O recomendado é que o valor pago por mês não comprometa mais de 30% dos rendimentos. 

 

2. Coloque as suas contas em dia para financiar um veículo utilitário

Organizar sua vida financeira antes de entrar em um financiamento é importantíssimo. Caso haja outras dívidas além do financiamento, procure quitá-las para ter uma folga maior no orçamento antes de comprometer-se com uma nova. Consciência e bom senso são fundamentais!

 

3. Corte os gastos supérfluos se necessário

Tudo o que é comprado com um objetivo e com disciplina, é dinheiro investido. Entretanto, infelizmente, algumas pessoas possuem o hábito de usar desmedidamente o dinheiro com coisas banais e desnecessárias, e isso gera um desperdício enorme nas finanças no final do mês.

Se você é do tipo que “no fim do salário, costuma sobrar mês”, fique atento. Uma solução é contabilizar em uma planilha todos esses gastos para controlar e conseguir cortar os gastos desnecessários para poder financiar um veículo utilitário.

 

4. Decida o valor da parcela que cabe no seu bolso

Aqui se mostra a relevância de ter um orçamento mensal organizado. Por lei, os bancos não podem cobrar parcelas que ultrapassem o limite de 30% da renda do consumidor. Portanto, busque se planejar para que suas despesas mensais não excedam essa margem.

Isso permite diminuir o impacto das dívidas sobre sua fonte de renda, e evita sufocos posteriores.

 

Receba novidades em seu email

 

5. Faça uma reserva para o pagamento da entrada

Já sabemos que a entrada é uma forma de reduzir consideravelmente os juros de um financiamento. O ideal, portanto, é tentar poupar um valor para prever esta despesa, antes mesmo de pleitear um contrato de financiamento.

Uma dica é que, como você ainda não tem as parcelas a pagar, pode se planejar como se já as tivesse pagando, e ir guardando o equivalente por algum tempo antes da compra, pois quanto maior a entrada, mais confortáveis ficam as condições de negociação e pagamento para o financiamento.

 

6. Faça pesquisas em concessionárias distintas

Economizar é um hábito de quem quer realmente conseguir manter suas contas em dia. E essas ponderações incluem pesquisar os melhores preços e condições de pagamento em diversos lugares, para escolher o melhor custo/benefício do veículo que pretende financiar. 

 

7. Escolha o veículo desejado

A escolha do seu utilitário precisa ser devidamente pensada. Todo veículo traz despesas de manutenção e consumo, além das taxas como IPVA e licenciamento. Verifique se, além de atender ao que você necessita, o modelo escolhido também não vai surpreendê-lo financeiramente, com essas despesas extras.

O utilitário ideal é sempre aquele que traz consigo o conforto de “se pagar” com o tempo, pois o retorno que ele dá deve superar as despesas. Desta maneira, o dinheiro destinado à compra poderá ser considerado um bom investimento.

 

8. Considere adquirir um veículo usado

Considere a hipótese de, verificadas adequadamente as condições reais do veículo, adquirir um usado.

Seminovos trazem vantagens no preço, pois já são tabelados e, via de regra, têm preços mais constantes em comparação aos novos, o que possibilita adquirir um modelo melhor, em boas condições, porém com um preço bem mais acessível.

 

9. Pesquise a instituição financeira

Faça uma pesquisa de mercado, para avaliar qual instituição financeira atende melhor às suas necessidades e limitações, caso haja. Lembre-se de que você fará um contrato e estará preso a ele por um tempo.

Reflita: se os bancos e financeiras podem buscar pelo seu histórico e reputação antes de aceitá-lo como cliente, por que razão você não poderia verificar o bom nome que eles dizem ter?

 

Artigos Relacionados

 

 

Simulação de financiamento: como é feito

Geralmente, as próprias instituições podem oferecer ao cliente várias opções de financiamento, levando em consideração o valor total do veículo, bem como das parcelas e taxas. O objetivo delas é vender, e o seu é adequar para que o valor a ser pago não venha a ser uma preocupação.

Analise com cuidado cada simulação apresentada. Além disso, procure por ferramentas que fazem simulações parecidas na internet, e faça também uma simulação online para ter uma visão de como será.

 

Análise de crédito

Não é segredo que um financiamento só é liberado mediante uma análise e aprovação prévia de crédito. Essas análises consideram alguns dados em específico, tais como:

Dados pessoais

Verificam-se informações de documentos pessoais, contatos, emprego e renda.

 

Registro em órgãos de proteção ao crédito

Análise de histórico de “bom pagador” em órgãos como SPC, Serasa, para minimizar o risco de inadimplência.

 

Confirmação das informações fornecidas

Os dados anteriormente informados são verificados nessa fase, normalmente através de ligação a algum parente ou a um empregador.

 

Consultas no Detran

Não é obrigatório, mas pode ser verificado no Detran se há pendências ou inadimplências anteriores de impostos ou taxas de veículos.

 

Financiamento passo a passo

infográfico - 9 passos essenciais para financiar um veículo utilitário sem erro

 

Agora que você já sabe como financiar um veículo utilitário, coloque as dicas em prática, analise as melhores condições e desfrute da sua aquisição.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ótimas opções você encontra na Divelp. Acesse a categoria FINANCIAMENTO e e tire suas dúvidas. Se preferir, venha nos fazer uma visita no endereço Rodovia Anhanguera, km 126 (sentido interior) Americana – SP.

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments