Caminhões Mercedes-Benz Euro 6 prometem até 8% de economia no diesel

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 10/08/2023

 

Caminhões Mercedes-Benz Euro 6 prometem até 8% de economia no diesel

Com o objetivo de seguir as exigências do sistema Euro 6, para 2023, a Mercedes-Benz lançou uma nova linha de caminhões, com motorização que atende a todos os requisitos exigidos pela Proconve P8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), como as normas foram chamadas no Brasil.

A linha é composta pelos modelos Accelo, Atego, Actros e Arocs e possuem tecnologia BlueTec 6, que além de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera garante um menor consumo de combustível.

 

Novo portfólio Mercedes-Benz Euro 6

Segundo a companhia, todos os caminhões do novo portfólio Mercedes-Benz Euro 6 prometem redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5).

Os motores Mercedes-Benz Euro 6 OM924 LA, OM 926 LA, OM 460 LA e a nova geração do OM471 LA contam com mais potência e torque, desde os leves aos extrapesados rodoviários e off-road.

Assine nossa newsletter

Programa de testes

Para atender as exigências e desenvolver os caminhões Mercedes-Benz Euro 6, a empresa elaborou um programa de testes expondo cada componente ao seu limite, a fim de garantir que não haja problemas futuros.

Os testes ocorreram em vários pontos, como Bancos de Provas do Laboratório de Emissões nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Iracemápolis (SP), além de ruas e estradas.

Foram testados mais de 250 protótipos de motores, contabilizando 20.000 horas de testes de durabilidade e 5,4 milhões de quilômetros somados entre Campo de Provas, ruas e estradas.  

 

Comparativo da evolução

Para se ter uma noção do tamanho da evolução, é possível fazer um comparativo: um caminhão zero quilômetro, fabricado na década de 1990 (durante vigência do sistema Euro 2), emitia a mesma quantidade de poluentes (NOx) que 55 caminhões Mercedes-Benz Euro 6. Já na comparação em relação ao material particulado, o número sobe para 135 caminhões.

Entretanto, vale lembrar que, para que essa redução ocorra, é necessário que além da tecnologia presente no veículo, o motorista abasteça com diesel S10 e use o Arla 32.

 

Tecnologia BlueTec 6 nos caminhões Mercedes-Benz Euro 6

A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva).

É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6.

Dessa forma, ela contribui diretamente com a melhora da qualidade do ar e, consequentemente, auxilia na preservação do meio ambiente. 

 

Artigos Relacionados

 

Custos menores com manutenção

Além de estarem em concordância com as novas exigências relacionadas à redução de emissões de poluentes, os novos caminhões Mercedes-Benz Euro 6 prometem uma redução de custos com manutenção e um intervalo maior nas trocas de peças e de óleo, garantindo uma redução de até 15% comparados aos modelos Euro 5.

Além disso, existe uma compatibilidade de peças entre famílias de caminhões, facilitando o serviço de manutenção e disponibilidade de peças em estoque.

 

Economia de combustível

Outro ponto que ganha destaque na linha Euro 6 se deve ao consumo de combustível.

Os novos modelos podem ser até 8% mais econômicos, reduzindo o custo total de propriedade.

Definitivamente, essas são ótimas notícias tanto para os transportadores, que contarão com mais economia, e para a população em geral, que poderá desfrutar de um ar mais limpo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre os caminhões Mercedes-Benz Euro 6? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Norma Euro 6: Como planejar a troca de caminhão para seguir a nova resolução - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments