Saiba tudo sobre o Sistema Euro 6 e as mudanças que a norma abrange
Saiba tudo sobre o Sistema Euro 6 e as mudanças que a norma abrange
O termo que elucida o Sistema Euro 6 é, sem dúvidas, “desenvolvimento sustentável”.
Com o passar dos anos, o tema meio ambiente ganhou notoriedade para atitudes mais conscientes e, quando mencionamos veículos da linha pesada, isso reflete diretamente em redução de emissão de gases.
Um novo limite para a emissão de gases
A Resolução nº 490 publicada no Diário Oficial da União traz um novo limite para emissão de gases poluentes de veículos comerciais com motor a diesel.
O Sistema Euro 6 no Brasil está descrito como a oitava fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Enquanto na Europa está em vigor desde 2013, aqui entrou em vigor somente em janeiro de 2023.
Se você ainda tem dúvidas sobre o sistema Euro 6, este conteúdo é para você! Saiba tudo sobre a norma e as mudanças que ela abrange!
O sistema Euro 6
Basicamente, trata-se de um conjunto de normas regulamentadoras sobre a quantidade de emissão de poluentes para motores a diesel.
A Euro 6 é resultado da necessidade em tratar a emissão de poluentes com maior rigidez, pois no padrão Euro 5, segundo testes realizados, a emissão de poluentes ainda não estava no nível esperado.
CONAMA: responsabilidade pela regulamentação
CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é órgão responsável pela regulamentação, na qual o objetivo é “estabelecer normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras”.
A oficialização do sistema Euro 6 no Brasil ocorreu em novembro de 2018, com a publicação no Diário Oficial da União.
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Mudanças que o sistema Euro 6 abrange
O sistema une as tecnologias já existentes para a redução de emissão de gases, na busca por melhores resultados.
Além dos veículos a diesel, os que funcionam com gás natural e biodiesel também devem seguir as normas de eficiência e reduções.
Os fabricantes de caminhões e ônibus devem obedecer aos limites impostos garantindo que os veículos sejam aprovados nos testes de reduções das emissões de poluentes exigidas em cada fase.
Tecnologias utilizadas pelo sistema Euro 6
Redução Catalítica Seletiva (SCR)
A tecnologia SCR reduz o óxido de nitrogênio (Nox) em nitrogênio diatômico (n2) + água (H2O), que são gases inertes para o meio ambiente.
Para atender as normas de emissões, utiliza um reagente químico, o Arla 32.
Recirculação de Gases da Exaustão (EGR)
Para diminuir a fumaça preta emitida por ônibus e caminhões, a tecnologia EGR realiza a recirculação dos gases, fazendo com que parte do gás seja removimentado e misturado ao ar atmosférico.
Esse processo, juntamente com um catalisador de oxidação do diesel e um filtro para material particulado, reduz os níveis de Nox (óxido de nitrogênio) emitidos na atmosfera.
Outra determinação do Sistema Euro 6: diesel com teor reduzido de enxofre
Com as mudanças, o diesel deve, obrigatoriamente, ter teor reduzido de enxofre.
O S10 é uma das opções que atende a essa exigência. É comercializado desde 2014 e possui 8% de biodiesel e 10m g/kg de teor de enxofre.
Está apto para agir como solvente de sujeiras, com a função de reduzir os danos ao meio ambiente através da diminuição de partículas nocivas na atmosfera.
No comparativo com o S500, que é o diesel comum, o S10 possui nível menor de cetano, 42 contra 48.
Benefícios do Sistema Euro 6
A redução da emissão de poluentes garante um ar mais limpo, impacta diretamente no aumento da vida útil de componentes e na redução das manutenções nos veículos.
Além da diminuição na emissão de gases, o sistema conta também com uma norma para redução de ruídos, limitando em 72 decibéis, conforme a publicação do CONAMA.
Como se preparar para a norma
Profissionais que trabalham no setor necessitarão de uma atualização sobre as tecnologias SCR e EGR para garantir um atendimento especializado e qualificado relacionado a veículos pesados. Também é importante saber sobre:
Sistemas de Diagnóstico de Bordo (OBD)
Que monitoram o desempenho do motor, sistema de ignição, sistema de emissões e central de controle do motor.
Unidade de Controle do Motor (ECU)
Que recebe os dados dos sensores e envia ao computador para realizar o cálculo da quantidade de combustível e tempo de ignição necessários para o motor melhorar o seu processo termodinâmico.
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.
Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o Sistema Euro 6? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!