Caminhões: Qual a diferença entre toco e truck

 

Caminhões: Qual a diferença entre toco e truck

Apesar de terem alguns aspectos semelhantes entre os modelos de caminhão, você sabia que existe diferença entre toco e truck?

As distinções entre eles não são muito claras para a maioria das pessoas, que acaba se confundindo, afinal, ambos pertencem ao mesmo segmento de transporte de cargas.

Porém, estas são bem significativas, principalmente no que diz respeito à capacidade de carga e aos locais de circulação a que esses veículos são permitidos.

Se você está pensando em adquirir um caminhão, confira qual a diferença entre toco e truck para optar pelo modelo que mais se adequa à sua necessidade!

Receba novidades em seu email

 

Diferença entre toco e truck

Caminhão toco

Considerado um veículo semipesado, o caminhão toco também é conhecido como caminhão 4×2.

O modelo possui dois eixos – um dianteiro e um traseiro – e estes, geralmente, têm tração e sistema de rodagem simples ou rodagem dupla (ou seja, com duas rodas em cada ponta).

Propício para transitar em áreas urbanas, o toco é um caminhão para transporte de carga leve. Geralmente é usado para cargas secas, resfriadas, bebidas, tanques e mudanças.

Possui capacidade máxima de seis toneladas, com peso bruto total de 16 toneladas.

Com essas características, o caminhão toco pode ser usado tranquilamente em grandes cidades no perímetro urbano.

 

Caminhão truck

O caminhão truck, também conhecido como caminhão trucado, tem mais eixos. O modelo tem um eixo dianteiro com rodagem simples e dois eixos traseiros, que possuem sistema de rodagem dupla.

Pode ter tração em um dos eixos (6×2) ou nas duas peças traseiras ( 6×4).

Como se trata de um modelo mais robusto, o caminhão truck é apropriado para percorrer estradas e comumente usado no transporte rodoviário de cargas maiores, com até 23 toneladas de peso bruto total.

O truck carrega variados tipos de carga, como cargas secas, tanques para gases e líquidos, basculante, entre outros. Portanto, é um caminhão muito versátil.

 

Bitruck: uma variação do caminhão truck

É útil destacar que existe também o bitruck, que é uma variação do trucado.

Além do eixo que sustenta a cabine, o modelo tem três peças de ligação, com rodagem dupla na parte traseira, somando quatro eixos ao todo.

Nesse caminhão a capacidade de carga é de até 29 toneladas. Portanto, é ideal para grandes cargas em viagens mais longas pelo país.

 

Artigos Relacionados

 

Compare as opções antes de escolher entre toco e truck

Agora que você já conhece a diferença entre toco e truck, é essencial analisar para decidir qual é o modelo mais condiz com a sua demanda.

Afinal, sua escolha também vai impactar no custo de manutenção do caminhão, já que ambos os modelos precisam de peças de reposição, manutenção e cuidados como qualquer outro veículo.

Optar pelo modelo que seja realmente compatível com suas necessidades é o que vai gerar mais lucratividade para o seu negócio.

Leia também o artigo Como escolher o melhor caminhão.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas sobre caminhões e a diferença entre toco e truck ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Planilha para cálculo de consumo com combustível - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments