Como escolher o melhor caminhão

 

Como escolher o melhor caminhão

Ter uma frota própria requer um investimento considerável, por isso é importante saber escolher o melhor caminhão de acordo com as necessidades de sua empresa.

Desse modo, para chegar a tomada de decisão, é necessário ter calma e estar ciente de todas as informações essenciais, já que escolher um veículo pode ser algo complexo, e que necessita avaliar vários critérios, como a faixa de preço de caminhões mais leves até os mais pesados e também os modelos que atendem um tipo específico de transporte de cargas.

Para fazer uma boa escolha, confira a seguir alguns critérios que irão ajudar você a reduzir a sua lista de possibilidades e optar pelo melhor caminhão para atender suas necessidades.

 

O melhor caminhão para sua empresa

Não há uma resposta definitiva para uma questão como essa. O melhor caminhão irá depender dos objetivos da empresa, do tipo de negócio, da capacidade de crédito, do momento financeiro e de outros fatores associados ao seu empreendimento.

Isto porque os modelos corretos de hoje podem não fazer mais sentido para sua frota em alguns anos, já que podem mudar ao longo do tempo e não mais condizerem com as atividades da empresa em 10 ou 20 anos.

Então, ao invés de indicar uma verdade absoluta, reunimos os principais critérios para você levar em consideração antes de estabelecer o melhor caminhão para adquirir.

Receba novidades em seu email

 

Pondere os diversos tipos de carga de caminhão

Empresas já ativas no ramo

Se você já tem uma transportadora ativa e busca apenas renovar ou expandir a frota, será mais fácil lidar com essa escolha. O ideal é analisar quais são os modelos mais usados no dia a dia do seu serviço e que mantêm o negócio funcional.

Depois, procure verificar se existe alguma demanda que sua transportadora não está conseguindo atender ou se há algum frete sendo recusado aos clientes, devido à falta de veículos que transportam um tipo específico de carga. 

Por exemplo, para cargas frigorificadas é preciso ter um caminhão com sistema de refrigeração que adeque a temperatura interna e seja capaz de transportá-las. Esse seria, portanto, um empecilho para aceitar serviços desse tipo. Veja também o artigo Modelos de carrocerias mais utilizadas – conheça o tipo de carga para cada uma delas.

É importante analisar também se existe espaço para crescimento no mercado em sua empresa atua ou se, num futuro próximo, ela precisará se reinventar para atrair mais clientes ou conquistar uma nova fatia do mercado, trabalhando com um novo tipo específico de transporte de cargas.

 

Empresas iniciantes

Mas, se a sua empresa é iniciante no mercado de transporte de cargas, é necessário consultar o plano de negócios para compreender com que tipo de carga pretende atuar.

Caso essa decisão ainda não tenha sido tomada ou se houver o intuito de expandir os tipos de carga, vale a pena considerar quais são os mais lucrativos na sua região e buscar modelos de caminhão que se adequem ao serviço.

 

Artigos Relacionados

 

Analise as possibilidades financeiras da empresa

Para escolher o melhor caminhão, o fator financeiro também precisa ser pesado na hora da decisão. Um único veículo já é considerado um investimento alto, pois  existem empresas que não possuem essa capacidade de endividamento.

Primeiro de tudo  é preciso elaborar um estudo de quantos caminhões serão necessários para suprir a demanda da empresa.

Depois, faça uma análise sobre a expectativa de retorno desse investimento para entender quanto do valor do financiamento parcelado será custeado pelo próprio serviço com a aquisição de novos caminhões. Desse modo, será possível obter uma média de quanto o investimento será quitado de fato com o caixa que a empresa tem acumulado.

E por último, é preciso procurar o gerente da conta empresarial para consultar qual é a quantia do empréstimo que sua empresa está apta a assumir. Com o valor liberado pelo banco e a quantidade de caminhões definida, é possível calcular o valor máximo por veículo.

 

Pesquise a variedade de modelos e as opções de fornecedores

O próximo critério a considerar na hora de escolher o melhor caminhão é analisar os modelos e estreitar as opções. 

Para isso, é necessário pesquisar os modelos existentes no mercado, com o intuito de encontrar caminhões que sejam adequados às cargas com que a empresa pretende trabalhar, sendo esse o primeiro método de seleção adotado no critério de funil para encontrar o melhor caminhão.

Em seguida, é hora de usar a realidade financeira como método de eliminação, suprimindo da lista aqueles que não se encontram dentro do orçamento por veículo que a capacidade de crédito pode atingir.

Depois de encontrar os modelos de caminhão que pode adquirir para atender as necessidades da empresa, o pensamento deve ser prático. Pesquise a média do consumo do litro de combustível por quilômetro rodado. Esse é um importante fator de eliminação, visto que, em uma transportadora, por exemplo, o combustível é o segundo maior custo da empresa.

Para finalizar, chegado o momento de negociar com os fornecedores, a dica é pedir propostas de quanto cada revendedor é capaz de reduzir a margem de lucro diante do número de veículos que sua empresa pretende adquirir.

Seguindo esses passos, certamente você conseguirá definir qual é o melhor caminhão para sua empresa no atual momento.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como escolher o melhor caminhão? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments