Como prevenir contágio de doenças respiratórias no ar-condicionado da van

 

 

Como prevenir contágio de doenças respiratórias no ar-condicionado da van

Com a pandemia de coronavírus que temos enfrentado, é muito importante tomar todas precauções para a preservação de nossa saúde, inclusive no que diz respeito a doenças respiratórias. Este também é um cuidado para as pessoas que precisam se locomover de carro durante o período e utilizam o ar-condicionado do veículo.

Diante de todas as incertezas, pode surgir a pergunta: “Como prevenir contágio de doenças respiratórias no ar-condicionado da van?” Para entender e agir corretamente, confira as dicas que selecionamos.

Contágio de doenças respiratórias no ar-condicionado da van

Como o coronavírus é uma doença nova, ainda não é possível dizer ao certo como ela se comporta e, até onde se sabe, o ar-condicionado não é suficiente para filtrar as partículas do vírus. Entretanto, outras doenças respiratórias podem ser combatidas mantendo em dia os cuidados com a higienização do sistema de ar-condicionado do veículo.

Garantia da qualidade do ar respirado

A Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (Abrava) determina, para a garantia do ar respirado, quatro itens fundamentais:

  • renovação do ar
  • filtragem
  • controle de temperatura e umidade
  • monitoramento da qualidade do ar

Esses itens podem ser obtidos através da correta higienização e manutenção do sistema de ar-condicionado.

Oxi-sanitização

Especialistas no segmento de fabricação de ar-condicionado automotivo afirmam que a desinfecção e higienização do sistema de ar-condicionado são importante para prevenção contra micro-organismos, e limpezas como a oxi-sanitização evitam doenças respiratórias.

A oxi-sanitização realiza a limpeza com máquina industrial, que faz com que o produto – tipo de aerossol – circule e descontamine ar-condicionado, bancos, carpete e dutos.

Artigos Relacionados

Troca de filtro e limpeza interna

Também devem ser feitas a troca de filtro e a limpeza mecânica interna dos componentes. Para tal, são utilizados sprays que contêm substâncias bactericidas e fungicidas que matam os micro-organismos e até aromatizam temporariamente o sistema e a cabine. No entanto, não removem matérias orgânicas e inorgânicas, como fibras, fumos e poeira aprisionadas nos dutos, na caixa de ar e no filtro de cabine.

Profissionais capacitados

A higienização do ar-condicionado deve ser efetuada por profissionais capacitados, de preferência aqueles que possuem equipamentos para limpar dutos e saídas (difusores) de ar, caixa de ar com o ventilador e evaporador e para substituir o filtro de cabine.

Receba novidades em seu e-mail

 

A cada seis meses

O recomendado é fazer a higienização do ar-condicionado a cada seis meses, porém esse período pode variar de acordo com o uso do veículo, principalmente para as pessoas que rodam bastante e mantêm o ar-condicionado constantemente em uso.

E para que essa higienização seja efetiva, ela deve incluir a cabine dos passageiros também.

Higienização

Para manter a higienização em dia com o objetivo de prevenir contágio de doenças respiratórias no ar-condicionado da van e garantir a qualidade do ar respirado, é importante seguir algumas orientações:

Leia sobre o uso e a manutenção do sistema de ar-condicionado no manual do fabricante do veículo. As orientações nele contidas asseguram disponibilidade e correto funcionamento do sistema, mantendo a garantia do automóvel;
Verifique o filtro de cabine no sistema de ar-condicionado a cada troca de óleo (5.000 km) para evitar saturação e acúmulo de bactérias;
Faça a higienização com profissional capacitado a cada seis meses ou de acordo com fabricante, modelo e uso do carro;
Lembre-se, o filtro não retém o novo coronavírus. Apesar de ser constituído por um material sintético e com a capacidade de reter micro-organismos, o coronavírus é um problema muito novo;
Higienize também bancos, teto, painel, cinto e tapetes.

 

Qualidade do ar - Como prevenir contágio de doenças respiratórias no ar-condicionado da van

Manter a higienização do ar-condicionado da van previne o contágio de doenças respiratórias e garante a qualidade do ar respirado.

Dicas para uso diário

Ligue o ar-condicionado com o termostato (controlador) ajustado na temperatura mais quente possível e o ventilador em velocidade máxima por cinco minutos ou mais antes de sair;
Mantenha os vidros um pouco abertos e o ar-condicionado na temperatura mais fria, utilizando a ventoinha interna com menos velocidade.

Van parada

Se a van não estiver rodando durante este período, dê partida no veículo a cada três dias para ligar o ar-condicionado. Desta forma, é possível evitar a oxidação nas placas internas dos compressores, já que o óleo não está sendo movimentado.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Quer saber mais sobre como prevenir contágio de doenças respiratórias no ar-condicionado da van ou tem alguma sugestão de como manter o sistema higienizado? Compartilhe conosco deixando seu comentário!

 

Sprinter 416 CDI - Bônus Tanque Cheio

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments