Entenda 7 pontos essenciais sobre a norma Euro 6
Entenda 7 pontos essenciais sobre a norma Euro 6
Todas as nações ao redor do mundo têm uma preocupação extra quando se fala sobre controle de emissões de poluentes. E a norma Euro 6, que teve origem na Europa, é prova disso.
O sistema Euro 6, que desde janeiro de 2023 está vigente no Brasil, é uma atualização do Euro 5 (que de 2012 a 2022 foi o regulamento em vigor), mas com normas mais rígidas e com a correção de problemas que havia nos testes de avaliação da fase anterior.
Com as mudanças no mercado nacional, têm sido comuns diversas dúvidas sobre o assunto. Por isso, listamos 7 pontos essenciais para auxiliar na compreensão da norma Euro 6. Confira!
1. Motivos da atualização para a norma Euro 6
Diversas pesquisas apontaram que os testes de emissão de poluentes realizados no padrão Euro 5 apresentavam como resultado valores menores do que, na realidade, os veículos alcançavam.
Além disso, os níveis tolerados na fase 5 não eram suficientes para causar um impacto significativo nos índices de poluição, especialmente os urbanos. Por isso, foi necessário torná-los mais rígidos e substanciais.
Dessa forma, com a atualização para a norma Euro 6, os parâmetros para aprovação também foram reduzidos, fazendo com que as montadoras realizem testes de emissão mais eficazes.
2. Implementação da norma Euro 6 no Brasil
Apesar do imenso atraso, pois em 2018 ocorreu a oficialização da norma, a Euro 6 entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2023.
Portanto, já existem veículos compatíveis com as exigências da Euro 6 sendo produzidos no Brasil para exportação.
Artigos Relacionados
3. Veículos impactados pela norma Euro 6
Na Europa, desde 2014, ano da implementação, todos os veículos rodoviários pesados que utilizam motores a diesel, como caminhões e ônibus comercializados a partir de 2015, seguem a norma Euro 6.
Já no Brasil, além dos motores a diesel, a Euro 6 (ou Proconve 7) prevê padrões para veículos pesados que utilizam como combustível o GNV (Gás Veicular Natural).
4. Diferença entre as normas Euro 5 e Euro 6
Em termos de tecnologia, praticamente não existem avanços de uma norma para outra.
A diferença é que antes as tecnologias implantadas no sistema eram utilizadas separadamente e na Euro 6, a utilização é conjunta para que sejam obtidos os resultados esperados.
5. Sistemas utilizados na norma Euro 6
Agora, para ter uma redução nos índices de emissão de poluentes, as tecnologias são conjugadas.
Dessa forma, a Euro 6 conta com os dois sistemas integrados, o SCR (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR (Recirculação de Gases da Exaustão), além do filtro ARLA 32, o Filtro de Partículas Diesel (DPF) e o Catalisador por Oxidação Diesel (DOC).
6. Benefícios da norma Euro 6
A nova regulamentação traz diversos benefícios. A melhora significativa na redução da poluição atmosférica e ambiental proporciona, como consequência, a melhora da saúde da população.
Além disso, traz impactos positivos para economia, além de ser benéfico ao próprio veículo por aumentar o desempenho do motor e o ganho na vida útil dos componentes, resultando na redução de gastos com manutenção.
7. Como se preparar para a Euro 6
A Euro 6 tem como prioridade a redução na emissão de poluentes na atmosfera. Dessa forma, é importante obter conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas SCR e EGR e dos filtros ARLA 32.
Além disso, os veículos funcionam com base nas tecnologias de monitoramento e controle eletrônicos, por isso, o recomendado é buscar saber mais sobre OBS (Sistema de Diagnóstico de Bordo) e ECU (Central de Controle do Motor).
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.
Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre a norma Euro 6? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!