O que é um motorhome?

Por divelp em Notícias sobre veículos, Dicas sobre veículos - 27/05/2021

 

O que é um motorhome?

Motorhome consiste em uma modalidade de viagem na qual é possível levar a casa junto. Desta forma, com um veículo desses, não é necessário se preocupar com passagens ou reservas de hotel, pois você terá uma casa móvel, disponível onde e quando você desejar.

Neste artigo vamos esclarecer o que é um motorhome e tudo o que o veículo dispõe. Confira! 

 

O que é Motorhome

É como um trailer ou uma van, com algumas especificidades, como camas, guarda-roupa, cozinha, fogão, micro-ondas, geladeira, mesa, ar-condicionado, banheiro com chuveiro, gerador de energia, entre outros. O veículo também conta com utensílios domésticos e, na maior parte das vezes, possui uma cozinha externa, onde a refeição pode ser realizada ao ar livre.

Resumidamente, é uma casa móvel, onde é possível usufruir do turismo em seu próprio abrigo.

 

Exigências para dirigir um motorhome

Para dirigir um motorhome, normalmente, é preciso que o condutor possua habilitação categoria B. Mas, se o viajante preferir alugar um veículo que possua mais de seis toneladas, será obrigatório apresentar a carteira de motorista do tipo C ou D.

Caso decida ir para o exterior viajando de motorhome, será imprescindível ter o passaporte de estrangeiro, já que o documento não é requisitado somente em aeroportos.

 

Conveniências de uma viagem de motorhome

Além da comodidade em levar a própria casa durante a viagem, também há outras vantagens em viajar de motorhome. Confira:

  • Liberdade: ir quando e onde quiser, em seu próprio tempo, sem precisar se preocupar com o cronograma detalhado de uma viagem convencional;
  • Ter sua residência e o conforto à disposição, mesmo em meio a aventuras; 
  • 2 em 1: transporte e acomodação resolvidos em uma única questão;
  • Quer ficar mais tempo em um lugar que gostou ou deseja antecipar a próxima parada? Você tem a flexibilidade de mudar o seu itinerário da forma que preferir.

Veja também o artigo  Viajar de motorhome: vantagens e desvantagens de uma casa sobre rodas.

 

Guarda de pertences

Ao invés de utilizar uma mala para guardar roupas e pertences, é preferível uma bagagem dobrável, que pode ser de acampamento. Os itens básicos são: roupas íntimas, para vestir e roupas de cama, toalha, cobertores, itens de higiene pessoal, pano de chão, esponja, detergente, etc.

 

Revisão em dia

Uma das maiores vantagens em locar um motorhome, é justamente não precisar se preocupar com manutenção, já que todos os veículos são alugados com a revisão em dia. Mas, antes de pegar a estrada, é importante ter orientações sobre o funcionamento do motorhome.

 

Artigos Relacionados

 

Planejamento da viagem

Assim como viajar de carro, no motorhome também é essencial planejar onde se deve parar, estacionar e, sobretudo, onde passar a noite.

O ideal é procurar locais seguros para sua rota. Estes não devem ser muito isolados, por isso é importante pesquisar onde ficam os postos e campings ao longo do seu trajeto, já que será preciso parar para desocupar a caixa de dejetos e também para dormir.

 

Cautela no uso de água

A capacidade do reservatório de água do motorhome requer atenção. Ainda que seja programado para a água durar dias, o recomendado é verificar a quantidade a cada parada e usá-la com cautela para não ficar sem. Então, evite banhos demorados e utilize apenas o necessário nas refeições.

É possível reabastecer o reservatório de água do motorhome nos campings e postos de gasolina.

 

Aplicativos sobre motorhome

Os apps de motorhome são indispensáveis para uma viagem nesta modalidade. Eles não apenas auxiliam na hora de fazer a mala com um checklist de tudo o que é necessário levar, como também apresentam os melhores lugares para estacionar e onde estão localizados os campings. Veja a seguir, alguns deles:

 

Camper – Leveler

O aplicativo Camper Leveler  ajuda o condutor a estacionar o motorhome em lugares com nível irregular.

 

Motorhome Republic Travel

O aplicativo Motorhome Republic Travel auxilia a encontrar locais próximos (na Austrália e Nova Zelândia), como por exemplo estações de despejo dos detritos, campings, alojamentos, postos de gasolina, centros de informação e supermercados.

 

Park4night

Esse app é perfeito para quem deseja encontrar lugares escondidos na natureza para passar a noite, fazer um piquenique ou simplesmente relaxar. Confira o Park4night.

 

Receba novidades em seu email

 

Melhores destinos

Depois de saber tudo sobre motorhome, é hora de conferir quais são os melhores destinos para viajar com uma casa sobre rodas.

 

Estados Unidos

Com destaque para o estado da Califórnia, nos EUA é possível aproveitar praias belíssimas com uma imensa diversidade de fauna e flora em San Diego. Por outro lado, em São Francisco, ao norte do estado, é possível vislumbrar lindas paisagens naturais de jardins e flores.

E melhor ainda, é atravessar a Califórnia pela Pacific Coast Highway, uma das mais belas estradas do país, onde o caminho abriga vários pontos turísticos, cachoeiras, fontes termais, cafés e maravilhosos restaurantes.

 

Canadá

O oeste do Canadá oferece várias belezas, principalmente os parques nacionais, como o Yoho National Park e o Banff National Park, além disso, existem águas termais, cidades modernas (Calgary e Vancouver) e, é claro, as famosas Montanhas Rochosas Canadenses.

 

Austrália

Com paisagens exuberantes, a Austrália oferece incríveis roteiros para viajar de motorhome, com estradas que apresentam uma grande variedade de vida natural.

 

Brasil

Santa Catarina se destaca como um dos estados mais receptivos para quem viaja de motorhome. Já o Nordeste possui praias incríveis no litoral da Bahia, onde há pontos de apoio com boa infraestrutura como o Mundaí Praia Camping, o Camping Mucugê Arraial d’Ajuda e outros listados no MaCamp. Na Chapada da Diamantina, também há o Camping Mucugê.

 

Master Furgão L3H2 é na Divelp

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans (inclusive para serem transformadas em motorhome), utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Quer saber mais sobre motorhome ou planeja fazer uma viagem nesse estilo? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua opinião. Será uma satisfação para nós!

Sprinter Furgão é na Divelp

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments