Vale a pena comprar van como frotista?

 

Vale a pena comprar van como frotista?

Muitos empreendedores consideram comprar van como frotista, mas possuem dúvidas a respeito desse tipo de negócio.  Nesse sentido é importante avaliar as vantagens e implicações.

Para auxiliar nessa análise, selecionamos algumas informações relevantes a respeito do assunto. Confira!

 

Conveniências de comprar van como frotista

Isenção tributária

A grande vantagem de adquirir uma van como frotista é justamente o preço mais baixo do que o normal. Isso ocorre porque existe uma isenção tributária na negociação quando a venda do veículo é destinada para uma empresa.

De fato, os descontos iniciam em 3% e podem alcançar quantias bem maiores, a depender do modelo, quantidade de carros adquiridos e em relação à negociação em si.

Na realidade, o desconto dependerá da montadora e também de outros elementos.

 

Oportunidades específicas

As montadoras e concessionárias também costumam oferecer facilidades específicas para aqueles que desejam comprar van como frotista. A situação depende de cada concessionária ou montadora, que pode oferecer taxas especiais ou maior tempo de financiamento.

 

Possibilidade de negociação

Um dos benefícios de comprar van como frotista é a possibilidade de negociação que resulta em melhores vantagens quando há compras em maior quantidade.

Desse modo, uma empresa de transportes que irá adquirir, por exemplo, 10 veículos terá maiores benefícios do que aquele que comprará somente um.

Como as vantagens são cumulativas, realmente é possível fazer um excelente negócio.

 

Receba novidades em seu email

 

Possíveis inconvenientes de fazer o negócio

Assim como qualquer coisa no mundo, comprar van como frotista também não traz somente vantagens. Há algumas desvantagens específicas nesse tipo de aquisição. Confira algumas.

 

O automóvel pertence à empresa

Como o veículo é comprado como frotista, significa que pertence à empresa e não à pessoa física. Se você for um Microempreendedor Individual não existe muita diferença.

Porém, se a sua atuação profissional gerar dívidas ou prejuízos, isso pode significar um problema, pois o carro pode ser tomado como forma de pagamento para débitos por meio de execuções judiciais. Simultaneamente, o automóvel não pode ser liquidado para quitar as contas pessoais.

 

Exigências jurídicas

Esse tipo de negócio é relacionado a descontos e isenções fiscais, consequentemente, há alguns requisitos específicos para o usuário. Além disso, nesses casos, a fiscalização também costuma ser  mais intensa e qualquer questão fora da regularidade pode ser apontada como fraude, ocasionando riscos jurídicos.

Por exemplo: a empresa só pode vender o veículo um ano após a sua compra. Isso ocorre porque existe a possibilidade de o automóvel ainda valer mais no mercado atual do que aquilo que foi pago por ele, ainda que já tenha um ano de uso. Então, nessa situação, existiria uma margem de “lucro”.

De modo simultâneo, não é possível transferir dinheiro da própria conta para a conta da empresa para adquirir o automóvel, pois isso caracterizaria um bem pessoal e não do passivo da empresa.

 

Falta de variedade de modelos

Não são todas as montadoras e nem mesmo todos os carros que estão disponíveis para esse tipo de negócio. Inclusive, mesmo aqueles que trabalham com descontos para comprar van como frotista não seguem um padrão ou tabela em específico.

Dessa maneira, é possível que você não encontre a opção de veículo que deseja no mercado e, se encontrar, pode não representar um negócio tão vantajoso. Irá depender da situação.

 

Artigos Relacionados

 

Afinal, vale a pena comprar van como frotista?

Depois de ver os prós e os contras, é hora de chegar a uma conclusão: enfim, vale a pena comprar van como frotista?

Caso você trabalhe com van e realmente vá usar para empresa, valerá a pena, sim. Principalmente, se você tiver que comprar em quantidades maiores, pois assim os descontos são ainda melhores.

Empresas de turismo e que trabalham com viagens ou transfers, podem ter grandes vantagens com esse tipo de negócio. Assim como grandes companhias, que precisam comprar veículos para os seus funcionários de cargo administrativo, podem se beneficiar também.

Todavia, caso você queira utilizar esse tipo de negócio para ter um carro próprio, esse sistema não será tão vantajoso, pois são grandes as chances de ser compreendido como fraude, o que pode resultar em enormes penalizações.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o país, oferecendo ótimas condições de pagamento e um suporte diferenciado.

Ficou com dúvidas sobre as vantagens de se comprar van como frotista ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Como montar uma empresa de vans de turismo? - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments