Veículo utilitário: O que é e quais as suas características

Por divelp em Veículos Utilitários - 15/10/2020

 

Veículo utilitário: O que é e quais as suas características

Certamente você já ouviu falar sobre veículos utilitários, mas você sabe exatamente do que se trata?

Muito se fala sobre o assunto, entretanto com o passar dos anos, esse termo acabou se generalizando, sendo amplamente usado para identificar os “utilitários esportivos”.

Porém, alguns tipos de carros identificados assim, acabam por não atender ao propósito. 

Confira mais a respeito do veículo utilitário, desde a sua origem até os modelos existentes.

 

Origem do termo “veículo utilitário”

A necessidade de levar pessoas sempre esteve atrelada à de transportar cargas e encomendas e um bom exemplo disso foi o lançamento do primeiro caminhão da Scania em 1902.

Entretanto, o primeiro veículo lançado que realmente pode ser descrito como utilitário foi o caminhão TT da Ford lançado em 1917.

Os conceitos utilizados no clássico americano foram logo aplicados nas picapes, carros com relativo conforto e capacidade de transportar pessoas e carga simultaneamente. Com o passar do tempo, surgiram as picapes com caçambas fechadas, que deram origem os furgões, os carros utilitários com foco comercial.

A necessidade de adequar o uso dos utilitários ao trabalho e transporte familiar, que se intensificou nos subúrbios por volta dos anos 30, fez com que a General Motors criasse um veículo chamado Suburban, em 1933, que continha janelas e bancos que os tornavam confortáveis para o uso familiar, mas que também contavam com espaço para cargas e possibilidade de remoção dos bancos.

As cópias do modelo originaram o termo em inglês “SubUrban Vehicle”, que derivou o “SUV”. 

Esses veículos ganharam ainda mais força após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que os Jeeps, derivados dos carros de combate, influenciaram outros modelos de utilitários com tração 4×4.

Com o passar dos anos, o mercado americano alterou em definitivo o termo “SUV” para “Sport Utility Vehicle”ao descrever os carros utilitários como o Ford Explorer.

Já no século XXI, o termo “SUV” acabou sendo interpretado pelo mercado como veículo utilitário esportivo e isso significa que este tinha dupla função: carga e passageiros.

Receba novidades em seu e-mail

 

O que é veículo utilitário

Os veículos utilitários são aqueles caracterizados pela versatilidade do seu uso, inclusive fora de estrada, e surgiram devido à necessidade de transportar  pessoas, cargas e encomendas.

Esses veículos unem praticidade, conforto e bom desempenho, sendo indicados tanto para uso pessoal como comercial.


Atributos de um veículo utilitário

Os veículos utilitários contam com atributos que são diferenciais para o uso pessoal e/ou comercial, como a altura da carroceria que é superior aos de veículos comuns de passeio, facilitando assim a visão e direção do condutor.

Além do mais, costumam ter espaço para cargas, mesmo que não possuam caçamba ou baús destinados a elas e muitas vezes, apresentam poltronas retráteis ou retiráveis, aumentando sua versatilidade.

 

Artigos Relacionados

 

Tipos de veículo utilitário

Existem dois tipos principais de veículos utilitários, os tradicionais e o leves, também conhecidos como esportivos. 

 

Veículos utilitários tradicionais

São os que possuem amplo espaço para o transporte de cargas, mas que também levam em consideração o conforto e segurança dos passageiros. Além disso contam com uma ótima potência, garantindo um bom desempenho.

 

Veículos utilitários leves

Esses são os utilitários que focam de forma mais específica no conforto dos passageiros, portanto costumam trazer tecnologias mais avançadas em seu interior, não deixando de contar com caçambas ou baús para transporte de cargas.

 

Veículos utilitários disponíveis no Brasil

Os utilitários costumam ser parte relevante no volume de veículos vendidos no Brasil e no mundo, portanto, nosso país conta com diversos modelos disponíveis para venda.

O Hyundai Creta e o Nissan Kicks figuram como boas novidades dentre os utilitários esportivos, mas modelos mais antigos como o Honda HRV, o Jeep Renegade e o Ford Ecosport ainda garantem praticidade e bom desempenho.

Outros modelos disponíveis no Brasil são: VW Saveiro Robust, Fiat Strada Hard Working, Chevrolet Montana, Fiat Toro Endurance, Renault Duster Oroch Dynamique, Chevrolet S10 Advantage, Toyota Hilux SRV, Ford Ranger XLT 3.2, Mercedes Sprinter Van, Fiat Ducato Minibus, Fiat Fiorino, Renault Kangoo 1.6, dentre outros.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Você quer saber mais sobre veículos utilitários ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário, nós podemos ajudar. E continue acompanhando nosso blog para obter mais informações.

 

E-book Melhores furgões para fazer entregas - Baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments