Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter ou Renault Master: Qual é a melhor van para carga?

Por divelp em Notícias, Utilitários, Van - 24/09/2020

 

Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter ou Renault Master: Qual é a melhor van para carga?

Você sabe qual é a melhor van para carga?

Não há dúvidas de que 2020 é o ano do e-commerce. A pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais a expansão desse setor, o que impulsionou igualmente o setor de entregas, e acabou dando destaque aos furgões. Esse segmento ganha atenção no cenário atual devido às vantagens de deslocamento em grandes centros urbanos, onde a circulação de caminhões maiores é bastante restrita. 

Com o objetivo de saber qual a melhor van para carga, fizemos um comparativo levando em consideração as principais características que fazem um páreo duro entre Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master,  três máquinas imbatíveis do setor na atualidade. Confira! Para auxiliá-lo a escolher a melhor van para carga, fizemos um comparativo entre os modelos: Fiat Ducato, Mercedes- Benz Sprinter e Renault Master, os três mais vendidos e imbatíveis no setor atualmente. Acompanhe as avaliações.

 

Preço

Analisando os valores de mercado, o preço praticado do Renault Master faz com que ele salte na frente, deixando em segundo lugar o Fiat Ducato Cargo e em último a Sprinter 313 Street.

Apesar disso, recomenda-se fortemente não levar em conta apenas o preço/custo de aquisição, mas investigar melhor o TCO (Custo Total de Operação), pois aparentemente todas as marcas afirmam oferecer o melhor custo do mercado.

 

Capacidade de Carga

Quanto à capacidade de carga, novamente destaca-se o Renault Master, que pode transportar pouco mais de 1,5 tonelada. Na sequência,  vem a Ducato, com capacidade de 1378 kg e por último a Sprinter, que carrega até 1360 kg.

É importante destacar que o furgão Renault vence essa disputa graças ao fato de ser mais leve, por possuir menos equipamentos de segurança. Vale a recomendação de verificar sempre a capacidade de carga útil de cada modelo, uma vez que todos os modelos avaliados possuem versões maiores e, quanto maior o furgão, maior será seu peso e menor será sua capacidade de carga.

 

Artigo Relacionados

 

Segurança

Muito além de praticidade e preço, para saber qual é a melhor van para carga, é preciso atentar-se à segurança oferecida pelos furgões. Afinal, durante o transporte, pode acontecer de alguma parte da carga se deslocar no interior do veículo, causar alguma instabilidade, dano ou  até mesmo acidente.

Outros fatores que merecem atenção são a altura do furgão e a possibilidade de movimentação da carga durante o trajeto em curvas sinuosas, onde a ação do vento, às vezes, altera a trajetória do veículo.

Nesse ponto, a Mercedes Sprinter assume a liderança com seu assistente de vento lateral, que corrige desvios que o vento possa causar, além de contar com exclusivo controle eletrônico de estabilidade, servofreio de emergência e EBD, bem como os itens obrigatórios como Airbags e freio ABS.

Ainda apresenta freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados; assistente ativo de frenagem (ABA – Active Brake Assist); assistente de partida em rampa, assistente de vento lateral e assistente de fadiga. Além disso, conta com itens de conforto que redobram a segurança, como computador de bordo, sistema multimídia, volante multifuncional, direção elétrica, keyless start e ar-condicionado digital.

O Fiat Ducato se destaca na segurança por apresentar o Hill Holder como item de série, um assistente que facilita a partida em aclives e declives, segurando o freio por cinco segundos (dois segundos a mais que o normal) e impedindo assim que o veículo se desloque involuntariamente no momento da saída com o veículo.

Por contar com o Hill Holder apenas como opcional, a Mercedes Benz Sprinter fica em segundo lugar no quesito segurança, seguida pelo  Renault Master, pois conta apenas com os  itens obrigatórios de segurança obrigatórios perante a legislação.

 

Motor e Transmissão

Entre as opções de melhor van para carga, no quesito transmissão, temos um empate técnico: as três opções concorrem exatamente com o mesmo tipo ( câmbio manual, com seis velocidades).

Os motores também possuem capacidades similares quanto à potência e torque. Fiat e Renault se igualam por contarem com motor turbo diesel 2.3 e terem a mesma potência.

A única diferença entre os dois é que o Renault alcança os 130 cv aos 3500 giros, superando o Ducato, que só atinge essa potência a 3600 rpm.

Já o motor da Sprinter é MB diesel biturbo 2.2, e fica um pouco para trás na potência, atingindo 129 cv a 3800 rpm, entretanto, sua tração traseira é um de seus pontos principais e mais fortes.

Receba novidades em seu e-mail

 

Conclusão: qual a melhor van para carga?

A escolha da melhor van para carga depende de qual desses quesitos será levado em consideração ou terá maior peso na sua decisão de compra.

Embora ofereça menos segurança, o Renault Master tem expressiva vantagem na capacidade de carga em relação aos demais, superando o Fiat Ducato em 215 kg e o Mercedes Benz Sprinter em 233 kg. Assim, se suas prioridades giram em torno apenas de acessibilidade de valores e capacidade de carga, não há dúvidas de que o Renault Master é sua melhor opção.

Mas se sua prioridade é a segurança, inevitavelmente a melhor escolha é a Mercedes Benz Sprinter, pois é o modelo mais completo dos três nesse quesito, seguido pelo Fiat Ducato, que também se destaca quanto à capacidade de carga, motor e transmissão.

Vale salientar que, você, comprador deve focar nas suas prioridades de uso e avaliar atentamente cada quesito e ver qual melhor se adequa às suas necessidades, considerando custo/benefício, segurança e capacidade de motos para prestar serviço com cada vez mais excelência.

 

A Divelp Veículos

Na Divelp você encontra Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master e outros utilitários, com ótimas condições de pagamento e garantia de qualidade, marca registrada de nossos veículos.

Para saber mais sobre os modelos disponíveis e todas as vantagens, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

 

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre vans para carga? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar.

 

3.5 2 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments