CNH: qual a categoria para dirigir van?

 

CNH: qual a categoria para dirigir van?

Ao tirar habilitação, o motorista aprende na autoescola quais são as categorias obrigatórias para a condução de cada veículo. Entretanto, alguns detalhes podem passar despercebidos. Um deles, por exemplo, é saber qual a categoria para dirigir van.

Para auxiliar nesta e outras dúvidas que podem surgir em relação à CNH, selecionamos algumas informações importantes. Confira!

 

Categorias de CNH

Existem cinco categorias da CNH (A, B, C, D e E). Além delas, há também a ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor. Esta última permite que pessoas conduzam veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada e que não ultrapassem 50 km/h.

 

Categoria A

Permite conduzir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais que 50 cm³ de cilindrada, além de ciclomotores da categoria ACC.

 

Categoria B

O condutor pode dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total ou capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total). Os quadriciclos estão inclusos nesta classe.

A categoria B também permite que sejam acoplados reboques e semirreboques, desde que o conjunto da extensão e veículo não ultrapasse o peso ou lotação máximos definidos. Entretanto, não permite que a condução puxe trailers, o que é permitido apenas à categoria E.

Condutores da categoria B também podem conduzir motorhomes que não excedam 6 toneladas e não transportem mais que nove ocupantes.

Receba novidades em seu email

 

Categoria C

Motoristas da categoria C podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B, e também os veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total, como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Também é permitida a condução de veículos com unidades acopladas, desde que o conjunto não ultrapasse o total de 6 toneladas.

 

Categoria D

Com a categoria D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 pessoas. Esta é a categoria para dirigir van (seja para transporte escolar ou van para transporte executivo), micro-ônibus e ônibus. Com ela, também é permitido conduzir todos os veículos inclusos nas categorias B e C.

Entretanto, motoristas que desejam dirigir vans cuja lotação exceda oito lugares, exercendo atividade remunerada, necessitam fazer o curso de transporte coletivo de passageiros, que é oferecido por instituições credenciadas.

É preciso solicitar a emissão da 2ª via da habilitação para portar o documento com a informação do curso. Esta é inserida no campo “observações”, no verso da CNH do motorista. A lista dos locais que oferecem esse curso pode ser consultada na área de “Educação” do portal do Detran-SP.

 

Categoria E

A categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D. Além disso, também permite dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6 toneladas, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados, além de carros puxando trailers.

 

Artigos Relacionados

 

A categoria para dirigir van é a D. Só isso?

A CNH D é a categoria para dirigir van ou qualquer outro veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda 8 lugares, além do motorista. Entretanto, se o condutor tem interesse em exercer atividade remunerada, deve fazer um curso de transporte coletivo de passageiros.

Esses cursos são oferecidos por instituições de ensino credenciadas. Após a capacitação, o curso é inserido no campo “observações”, no verso da habilitação do motorista. Por isso, é preciso solicitar a emissão da 2ª via da CNH para portar o documento com a informação do curso.

A lista dos cursos e os locais que os oferecem pode ser consultada na área de “Educação” do portal do Detran-SP.

 

Como mudar de categoria?

O condutor deve ir a uma autoescola de confiança, levando sua CNH e um comprovante de endereço. O ideal é verificar no Detran se o alvará de funcionamento está ativo e desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado, pois não são raros os casos de motoristas que pagam pela carta e não a recebem da autoescola.

 

O que é preciso para migrar da categoria B para a D

Para obter a CNH D, categoria para dirigir van e outros veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares, mais o motorista, é preciso ter mais de 21 anos e estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou há mais de um ano na categoria C.

Não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses. Também é preciso fazer o exame toxicológico.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ainda tem dúvidas sobre qual a categoria para dirigir van ou tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós!

2.8 4 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willian
1 ano atrás

Bom dia !
Gostaria de saber qual a fundamentação legal para a exigência de curso de coletivo na categoria D ? Pois entendo que coletivo é apenas o ônibus de linha , haja vista que a categoria D abrange acima de 8 passageiros é não encontrei nada na legislação dizendo que se for exercer atividades remunerada é necessário curso de coletivo . Obrigado