Para que serve o RENAVAM?

 

Para que serve o RENAVAM?

Quando nos referimos aos veículos automotivos, são vários os documentos indispensáveis e que todo motorista deve ter em dia.

Mas, nem sempre sabemos com propriedade para que eles servem. O RENAVAM é um deles, por isso, selecionamos alguns esclarecimentos para que você saiba tudo a respeito desse documento. Confira!

 

O que significa a sigla

RENAVAM é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. Podemos dizer que trata-se de um documento similar ao RG, um registro no qual todas as informações do veículo são unificadas e de posse do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.

Por meio dele é possível saber todo o histórico do veículo, desde os dados sobre a sua fabricação até mesmo multas e descarte.

O RENAVAM é um número unicamente feito para cada carro ou moto, gerado no primeiro registro do veículo pelo Detran do estado onde o seu proprietário reside. E não pode ser reutilizado de  modo algum, nem mesmo quando o veículo é descartado. Leia também Emplacamento de veículos: por que ele é tão importante

Do mesmo modo que a CNH, o RENAVAM deve ser mantido sempre em mãos quando o condutor estiver dirigindo, pois ele será exigido pelas autoridades caso ocorram imprevistos ou acidentes.

Receba novidades em seu email

 

Funções do RENAVAM

Como o RENAVAM reúne todas as informações relevantes sobre o veículo, quando há alguma dúvida, a respeito de multas ou se o IPVA está ou não em dia, por exemplo, é possível conferir as informações através desse código.

Ele também garante maior segurança ao motorista e ao veículo durante paradas policiais ou blitz.

O fato de conter todo o histórico do veículo auxilia muito na hora de adquirir um automóvel que já teve outro dono, pois permite consultar pendências e analisar se o histórico é duvidoso ou não.

 

Como consultar o RENAVAM

Acesse o site do Detran, crie uma conta e inclua o código RENAVAM. Desse modo, todos os dados poderão ser acessados (débitos, vistorias e até mesmo restrições).

Caso você não possua o número RENAVAM, também é possível informar o número da placa do veículo.

A consulta também pode ser realizada pessoalmente, nas sedes oficiais do Detran ou Denatran. Para isso, basta ir ao local com documentos pessoais (RG, CPF ou CNH) em mãos.

 

Artigos Relacionados

 

Consultar multas

O RENAVAM permite consultar se o seu veículo sofreu alguma multa.

Você pode acessar o site oficial do Detran, na opção “Consulte suas multas”, onde será possível visualizar se o veículo tem ou não alguma infração.

O acesso ainda possibilita verificar se há outras pendências em aberto.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o RENAVAM? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

 

E-book Financiamento de caminhão: 5 passos práticos para fechar negócio - baixe agora!

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments