Documentação digital de veículos utilitários

 

Documentação digital de veículos utilitários

A documentação digital de veículos já está disponível em todo o país. Desta forma, todos os proprietários de veículos no Brasil já podem utilizar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em versão digital.

A emissão do documento pode ser realizada totalmente online, dispensando a ida ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para obter a documentação digital de veículos.

A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 788, de 18 de junho de 2020 estipulou que todo o território nacional deveria aderir ao sistema para disponibilização do CLRV digital até o dia 31 de julho de 2020.

Inclusive, este mesmo modelo de documentação digital de veículos utilitários também é adotado em quase todos os países da América do Sul.

Para auxiliar nessa tarefa, trouxemos algumas dicas que irão facilitar o seu entendimento sobre o processo da emissão de documentos veiculares digitais. Confira a seguir.

 

Artigos Relacionados

 

Como emitir o CRLV-e 

Emitir o CRLV-e é muito simples, basta acessar o Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e seguir o passo a passo.

A adesão do documento do veículo em versão digital complementa a funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito, já que agora, o aplicativo pode oferecer o CRLV-e junto com a CNH digital.

Com essa funcionalidade, é possível receber informações como recalls de seu veículo, notificações sobre o vencimento da CNH, consultar infrações e mais.

Além da possibilidade de acessar a documentação digital pelo aplicativo, o CRLV também se encontra disponível nos sites dos Detrans.

 

Como tirar o CRLV digital e imprimir

Também é possível obter uma cópia física do documento, caso o usuário venha a preferir essa opção. Há ainda a norma que prevê que se sair do país com o carro, o motorista tem que estar portando o documento impresso.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o documento físico pode ser impresso em qualquer impressora caseira, e a autenticidade da impressão é garantida pelo QR Code presente do CRLV. 

 

Receba novidades em seu email

 

Como acessar offline?

A CRLV-e também fica disponível offline. Por meio do aplicativo, um arquivo em PDF é previamente gerado com uma assinatura digital. Desse modo, ainda que o usuário esteja sem conexão ou acesso à internet, o arquivo pode ser acessado a qualquer momento.

Tanto smartphones com o sistema operacional Android quanto o iOS suportam o aplicativo da CDT. Portanto, o app que fornece a documentação digital de veículos utilitários pode ser baixado em qualquer aparelho.

Vale ressaltar que a documentação digital é atualizada no aplicativo após a quitação do IPVA e do Licenciamento do veículo.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de vans, utilitários e veículos novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

 

Ficou com alguma dúvida sobre documentação digital de veículos ou quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o blog da Divelp ou deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

e-book Melhores furgões para fazer entregas

 

0 0 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments