Alta no turismo: o que é preciso para trabalhar com van para viagem?

 

Alta no turismo: o que é preciso para trabalhar com van para viagem?

Com a alta no turismo, trabalhar com van para viagem se tornou algo muito vantajoso, pois trata-se de um ramo que pode contribuir para ótimos ganhos, principalmente para quem gosta de dirigir.

Entretanto, para que isso se torne uma profissão, é necessário ter atenção às exigências da Lei e atuar corretamente.

Para auxiliar nesse tipo de negócio, detalhamos um passo a passo sobre como trabalhar com van para viagem e obter o sucesso desejado. Confira!

 

Trabalhar com van para viagem: o que é preciso

1. Atenção à demanda

O principal aspecto para trabalhar com van para viagem é estar atento para a demanda em sua região. Isso definirá como lidar com o mercado.

Pesquise se a sua região tem muita demanda, se já existem muitos motoristas, se o mercado é capaz de absorver profissionais com diferenciais e o que fazer para se destacar.

Respondendo a essas principais questões, será possível iniciar os investimentos em seu novo negócio sabendo exatamente o que está fazendo.

E ao entender a dinâmica do mercado no qual se deseja entrar, é provável haver mais chances de desenvolver um empreendimento com real potencial de crescimento.

Feita a sua análise de mercado e percebida a possibilidade de ser um negócio muito lucrativo, é importante, então, providenciar os detalhes  seguintes. 

Receba novidades em seu email

 

2. Habilitação categoria B e D

A grande maioria das vans podem ser dirigidas por pessoas com habilitação categoria D, mesmo as maiores, como é o caso dos modelos  Sprinter 515 e 516, que suportam um peso maior.

Entretanto, há modelos que podem ser dirigidos por habilitação categoria B, como as vans com 9 lugares (8+1).

Caso não tenha a habilitação categoria D, é preciso ir até o Detran de seu Estado e iniciar a mudança de categoria de sua CNH. Para tal, as exigências são:

  • Ter, no mínimo, 21 anos de idade;
  • Não ter cometido infração grave ou gravíssima;
  • Não ser reincidente em infrações médias ao longo dos últimos 12 meses;
  • Já ser habilitado há, pelo menos, dois anos na categoria B ou um ao de categoria C.

Com esses requisitos, será preciso passar por um exame médico, e por pelo menos 20 horas práticas. Depois, prestar duas provas práticas para ser aprovado na categoria D.

Leia também CNH: qual a categoria para dirigir van?

 

3. Avaliação psicológica e curso

Para se tornar um motorista de van profissional habilitado, é necessário fazer curso teórico e avaliação psicológica.

Para isso, é preciso procurar uma unidade SENAT em sua cidade ou centro de formação de condutores que ofereça a habilitação desejada.

É importante destacar que existem diferenças nos cursos, dependendo da modalidade escolhida. São elas: Curso para Condutores de Veículos de Transporte Escolar e Curso para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, por isso é preciso ter atenção.

O curso tem duração de 50 horas e quatro módulos. Ao término de cada um deles, é realizada uma prova teórica, na qual é necessário acertar, no mínimo, 70% das questões. Os módulos são:

  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Legislação de trânsito;
  • Relacionamento interpessoal.

 

4. Aquisição de uma van para viagem

Tendo toda a documentação adequada para ser motorista de van, é possível comprar a primeira para o transporte de passageiros. Mas vale lembrar que para  começar um negócio, é preciso adquirir pelo menos duas vans.

Em média, é preciso de R$150 mil para a aquisição de um veículo. O valor pode ser financiado para que seja mais fácil de quitar e os lucros do empreendimento ajudarão a pagar os custos do veículo.

É importante destacar que, com o tempo e o desenvolvimento do negócio, você poderá contratar outros profissionais, além de pensar em aumentar sua frota e maximizar seus ganhos.

 

Artigos Relacionados

 

5. Criação de uma marca para o negócio

Para obter sucesso, seu negócio precisa ser lembrado pelos clientes. Por isso, é importante criar uma marca e abrir uma empresa de fato, inclusive com CNPJ e nome fantasia.

Lembre-se de que é possível se consolidar na região em que atuar, principalmente por ser um profissional pontual, respeitoso e responsável, que dirige transmitindo confiança aos passageiros.

 

6. Investimento em divulgação para conseguir clientes

Com a marca criada, o próximo passo é investir na divulgação do empreendimento, para garantir que as pessoas o encontrem com facilidade e consigam também recomendar o seu serviço para amigos e parentes.

A divulgação pode ser feita nas redes sociais e por meio de cartões de visita. Outra dica útil é procurar por agências de viagens e hotéis para propor parcerias.

Desse modo, são grandes as chances de fidelização de clientes e de ter sempre um fluxo de viagens para fazer, garantindo um bom faturamento para levar o negócio a prosperar.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos todo o Brasil, oferecendo ótimas condições de pagamento e assistência diferenciada.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a alta no turismo e sobre o que é preciso para trabalhar com van para viagem? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Qual a quantidade de lugares das Vans vendidas no Brasil? Baixe agora!

3 2 votes
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Fernandes
1 ano atrás

Bom dia, é verdade q pra fazer turismo com van é necessário ter duas , pois a artesp não libera autorização para uma só?