Gerenciar frota de caminhões: 6 dicas de sucesso

 

Gerenciar frota de caminhões: 6 dicas de sucesso

Para que o desafio de gerenciar frota de caminhões seja bem sucedido, é necessário estar atento a pontos cruciais relacionados aos veículos que a integram.

Este artigo tem como objetivo principal elucidar alguns desses pontos para ajudá-lo a gerenciar sua frota de caminhões com eficiência. Confira!

 

1. Administre a disponibilidade dos veículos

Gerenciar frota de caminhões de forma eficaz é assegurar que cada veículo esteja disponível pelo maior tempo possível, otimizando entregas, horários e custos.

Nesse caso, quanto maior a disponibilidade da frota, melhor será o resultado. Para isso, é essencial monitorar todas as variáveis possíveis, como prazos e custos por viagem. Além de economizar com despesas, o gerenciamento também evita problemas nas entregas e serviços.

 

2. Invista no monitoramento dos caminhões

O monitoramento dos veículos por localização evita atrasos, desvios e até mesmo incidentes.

Os softwares de rastreamento via satélite permitem o monitoramento do veículo em tempo real, trazendo ainda mais segurança ao conferir se tudo está dentro da normalidade e reparar erros em rotas rapidamente.

Receba novidades em seu email

 

3. Supervisione as despesas de cada viagem

Gerenciar frota de caminhões com perfeição inclui a tarefa de registrar cada gasto em relação ao deslocamento, desde o combustível até o desgaste.

Para facilitar a organização, é possível dividir as despesas entre fixas (despesas com combustível e desgastes) e variáveis (possíveis consertos, hospedagem e alimentação).

Como são feitas rotas diferentes, cada viagem terá um custo diferente também, por isso realizar esse controle é importante a fim de adotar estratégias de decisões sobre a frota.

 

4. Considere os custos com manutenção

Todos os custos devem ser registrados e calculados, inclusive as despesas com manutenção. Isso é importante para saber quanto se gasta para manter a frota.

A manutenção é um processo muito importante para garantir o desempenho dos veículos, desse modo, monitorar os gastos também ajuda a identificar o prazo de agendamento das revisões e o valor de cada conserto.

Também é importante manter um histórico atualizado de cada veículo, com a quilometragem rodada e informações sobre os reparos já realizados. Assim, é possível facilitar a previsão de custos.

Como resultado da boa gestão, a empresa pode contar com veículos em plenas condições de uso e alta produtividade sempre. Leia também Como montar uma frota de caminhões em 7 etapas.

 

5. Automatize a supervisão de prazos

Existem softwares que possibilitam analisar automaticamente a situação de cada entrega, calculando se o deslocamento está no prazo correto.

Uma das vantagens desse recurso, é que a plataforma alerta os responsáveis se surgir algum imprevisto. Desta forma, mesmo que algo inesperado ocorra, a empresa conseguirá reverter a situação e manter uma boa imagem perante os clientes.

 

6. Identificar sinais de que é preciso renovar a frota

Existem alguns sinais de que é hora de trocar de caminhão. É preciso estar atento para interpretá-los e avaliar se os veículos precisam ser renovados.

 

Desgaste do veículo

Esse é o principal indicativo de que é preciso renovar a frota, principalmente, quando a manutenção começa a se tornar cada vez mais frequente e os custos são excedidos. A longo prazo, vale mais a pena trocar o veículo, o que também previne a indisponibilidade da frota por um período maior.

 

Uniformização da frota

Apesar de não haver uma regra sobre ter uma frota com diferentes modelos de caminhões, existem certas vantagens quando todos os veículos são similares.

A manutenção fica mais fácil e mais barata, já que todas as peças são iguais. Além disso, a padronização também contribui para a  imagem da empresa, pois faz com que seja mais fácil identificá-la e, consequentemente, proporciona um efeito positivo sobre o público.

 

Padrão de qualidade

O padrão de qualidade a ser mantido na frota dependerá do objetivo da empresa quanto à utilização de seus veículos, ou seja, não existe problema em usar caminhões mais antigos para atividades secundárias.

Por outro lado, se o ramo de atuação principal for justamente o transporte, a qualidade se torna um critério ainda mais importante para satisfazer os clientes. Desta maneira, o ideal é avaliar a necessidade da empresa, cuidando para não prejudicar sua imagem e nem mesmo a prestação de serviços.

 

Valor de revenda

A melhor hora para renovar a frota é quando os veículos ainda possuem um valor de mercado considerável. Ao esperar demais para trocá-los, você pode precisar vendê-lo por um valor ainda mais baixo.

Renovando a frota em períodos menores, é possível conseguir valores melhores de revenda, o que facilita a aquisição de veículos novos.

 

Inovações tecnológicas

Atualmente, a indústria automotiva traz cada vez mais funcionalidades tecnológicas avançadas, fazendo com que os veículos fiquem defasados mais rapidamente e a empresa acabe deixando de aproveitar atributos que poderiam otimizar o serviço.

Veículos mais novos gastam menos combustível e oferecem maior autonomia, assim possibilitam aumentar o faturamento. 

 

Consciência ambiental

A substituição de veículos antigos por mais novos e que geram menos poluição, pode valer a pena.

Hoje em dia, várias organizações passaram a adotar programas de sustentabilidade, projetos que incluem iniciativas de neutralização de emissão de carbono. Além de aumentar o valor de mercado da empresa, já que parceiros e clientes se preocupam com a saúde das pessoas e o cuidado com meio ambiente, esse tipo de decisão proporciona um maior aproveitamento energético, visto que ao consumir menos combustível, também se propaga menos gases nocivos.

 

Artigos Relacionados

 

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como gerenciar frota de caminhões? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!

Checklist para viagem de motorhome: Como garantir a segurança e o que levar - baixe agora!

0 0 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments