Comprar veículo usado: quais documentos exigir

 

Comprar veículo usado: quais documentos exigir

Comprar veículo usado exige alguns cuidados a mais. Além do preço e estado de conservação, é preciso avaliar também as questões burocráticas e legais do processo. Inclusive, um passo essencial na hora de adquirir um veículo seminovo é levantar a documentação e conferi-la. 

Veja a seguir o que fazer!

 

Anote placa, chassi e solicite RENAVAM

Antes de mais nada anote a placa ou chassi do veículo para consultar se há pendências financeiras, restrições ou multas que podem impedir a transferência do automóvel.

Analise se a documentação é autêntica, caso seja necessário, busque ajuda de um profissional para facilitar a detecção de fraudes.

Nesse mesmo processo, confira se o número de chassi é idêntico ao que está na documentação e na pesquisa. Solicite também o RENAVAM para fazer uma consulta gratuita no Detran, onde constarão informações básicas acerca de multas ou até mesmo impedimentos estaduais.

Leia também Para que serve o RENAVAM?

 

Comprar veículo usado: documentos a serem exigidos

Para ter uma segurança a mais durante a negociação, o comprador deve averiguar se a documentação está em dia, pois isso assegura a legalidade da transferência. A seguir confira os documentos exigidos para comprar um veículo:

  • Identidade e CPF;
  • Comprovante de residência, como conta de energia elétrica, gás ou água; 
  • Comprovante bancário original com a taxa de transferência;
  •  Certificado de Registro do Veículo-CRV (original) devidamente preenchido, assinado e datado, com firma reconhecida em cartório (Leia também O que é e como solicitar CRV?);
  •  Em caso de alienação (leasing, consórcio ou financiamento), anexar o contrato original, preenchido e assinado também com firma reconhecida;
  • Em casos de carros estrangeiros, quarta via da importação;
  • Decalque do chassi e de motor do veículo;
  • Se o vendedor for uma pessoa jurídica, é necessário apresentar a cópia do contrato social.

Com a documentação organizada é essencial protocolá-la juntamente ao formulário do RENAVAM para realizar a transferência.

 

Documentos para comprar veículo usado com placa de outra localidade

Caso a intenção seja comprar um veículo usado e sua placa seja de outra cidade ou até mesmo outro Estado, será preciso requisitar mais documentos, como:

  • Certidão Negativa de Multa da cidade de origem;
  • Histórico do veículo;
  • Certidão Negativa de Furto;
  • Atestado de Vistoria obrigatória no Detran.

Os documentos também podem ser conferidos no Detran de sua localidade. Como é necessária presença para verificá-los, esse processo depende do tempo de espera em filas. Entretanto, caso prefira, alguns dados podem ser consultados gratuitamente no site do Detran.

 

Artigos Relacionados

 

Negócio fechado!

O veículo poderá ser transferido para o nome do comprador quando a venda for fechada. Esse procedimento pode ser feito por um despachante ou, se preferir, por conta própria.

O prazo legal para solicitar a transferência é de até 30 dias depois de assinar o recibo. É possível encontrar o formulário de requerimento em papelarias ou no site do Detran. Veja também Qual a importância em se fazer a transferência de veículo? 

Vale lembrar que devido às variações de Estado, os processos de transferência podem ter pequenas diferenças, por isso o ideal é ficar atento às recomendações do Detran de sua localidade.

 

A Divelp Veículos

Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os documentos a serem exigidos ao comprar veículo usado? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

Guia de documentos obrigatórios de veículo: Taxas e procedimentos - baixe agora!

4 1 vote
Article Rating

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments