Comprar veículo usado: quais documentos exigir
Comprar veículo usado: quais documentos exigir
Comprar veículo usado exige alguns cuidados a mais. Além do preço e estado de conservação, é preciso avaliar também as questões burocráticas e legais do processo. Inclusive, um passo essencial na hora de adquirir um veículo seminovo é levantar a documentação e conferi-la.
Veja a seguir o que fazer!
Anote placa, chassi e solicite RENAVAM
Antes de mais nada anote a placa ou chassi do veículo para consultar se há pendências financeiras, restrições ou multas que podem impedir a transferência do automóvel.
Analise se a documentação é autêntica, caso seja necessário, busque ajuda de um profissional para facilitar a detecção de fraudes.
Nesse mesmo processo, confira se o número de chassi é idêntico ao que está na documentação e na pesquisa. Solicite também o RENAVAM para fazer uma consulta gratuita no Detran, onde constarão informações básicas acerca de multas ou até mesmo impedimentos estaduais.
Leia também Para que serve o RENAVAM?
Comprar veículo usado: documentos a serem exigidos
Para ter uma segurança a mais durante a negociação, o comprador deve averiguar se a documentação está em dia, pois isso assegura a legalidade da transferência. A seguir confira os documentos exigidos para comprar um veículo:
- Identidade e CPF;
- Comprovante de residência, como conta de energia elétrica, gás ou água;
- Comprovante bancário original com a taxa de transferência;
- Certificado de Registro do Veículo-CRV (original) devidamente preenchido, assinado e datado, com firma reconhecida em cartório (Leia também O que é e como solicitar CRV?);
- Em caso de alienação (leasing, consórcio ou financiamento), anexar o contrato original, preenchido e assinado também com firma reconhecida;
- Em casos de carros estrangeiros, quarta via da importação;
- Decalque do chassi e de motor do veículo;
- Se o vendedor for uma pessoa jurídica, é necessário apresentar a cópia do contrato social.
Com a documentação organizada é essencial protocolá-la juntamente ao formulário do RENAVAM para realizar a transferência.
Documentos para comprar veículo usado com placa de outra localidade
Caso a intenção seja comprar um veículo usado e sua placa seja de outra cidade ou até mesmo outro Estado, será preciso requisitar mais documentos, como:
- Certidão Negativa de Multa da cidade de origem;
- Histórico do veículo;
- Certidão Negativa de Furto;
- Atestado de Vistoria obrigatória no Detran.
Os documentos também podem ser conferidos no Detran de sua localidade. Como é necessária presença para verificá-los, esse processo depende do tempo de espera em filas. Entretanto, caso prefira, alguns dados podem ser consultados gratuitamente no site do Detran.
Artigos Relacionados
- 17 dicas para não cair em golpes na compra e venda de veículos
- Novo Renault Master Furgão: uma ótima opção em economia e conforto
Negócio fechado!
O veículo poderá ser transferido para o nome do comprador quando a venda for fechada. Esse procedimento pode ser feito por um despachante ou, se preferir, por conta própria.
O prazo legal para solicitar a transferência é de até 30 dias depois de assinar o recibo. É possível encontrar o formulário de requerimento em papelarias ou no site do Detran. Veja também Qual a importância em se fazer a transferência de veículo?
Vale lembrar que devido às variações de Estado, os processos de transferência podem ter pequenas diferenças, por isso o ideal é ficar atento às recomendações do Detran de sua localidade.
A Divelp Veículos
Somos uma concessionária referência na venda de veículos leves e pesados, vans e utilitários novos e seminovos. Atendemos Americana e região, oferecendo ótimas condições de pagamento e um atendimento diferenciado.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os documentos a serem exigidos ao comprar veículo usado? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!